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domingo, 30 de outubro de 2016

Mais uma pista entra em atividade em Curitiba!

Esta é para os amantes dos mini-carrinhos - Mini-Z e B-Z!

Transcrição "Ipsis Verbis" do Blog GT2-Paraná

Para os novatos e não entendidos nesta nova categoria segue uma matéria publicada no Portal Mini-z (www.miniz.com.br) explicando o que é esta categoria:



"Mini-Z é uma modalidade de automodelismo em escala 1/27 em pleno crescimento, tanto no volume de participantes como nos eventos de alto nível ao redor do mundo e agora também no Brasil, que conta com uma etapa do PNWC e um Campeonato Brasileiro com datas fixas no calendário nacional.



O Mini-Z é um sucesso no mundo todo devido a diversos fatores presentes de forma exclusiva e muito elaborada. Desde o lançamento do Mini-Z MR-03 SPORTS em 2013 o número de adeptos cresce exponencialmente. Um carro elaborado, com chassis com peso bem distribuído, servo extremamente rápido e preciso proporcionam uma dirigibilidade incrível e fazem do Mini-Z um marco no Automodelismo.

As corridas de Mini-Z são extremamente emocionantes. No Mini-Z a habilidade de dirigir e ajustar o carro conta mais do que a potência dos veículos. As batidas custam caro e vence quem não bater. Isso torna as corridas dinâmicas.



Dirigir um Mini-Z não é tarefa fácil. O Mini-Z é mais rápido do que qualquer outra escala, respeitando as escalas. As pistas geralmente são travadas, sem área de escape, sempre com uma parede ao lado. Isso exige habilidade para manter o carro dentro da pista em alta velocidade. O Mini-Z é muito utilizado como treinamento para outras categorias como 1/10 e 1/8.



O Mini-Z é resistente. Seu chassis, peças e carroceria são extremamente resistentes. Não é inquebrável, mas é extremamente durável.

O carro de Mini-Z é fácil de montar e fazer manutenção. No Mini-Z as configurações do carro muitas vezes são realizadas através da troca de peças de acordo com a necessidade de setup. Se precisar de um ângulo maior de curva, muda-se as rodas com outro 0ff-set. Se precisar de mais precisão na direção, muda-se a barra de direção por outra com diferente grau de abertura do eixo. O Mini-Z está praticamente sempre regulado e pronto para andar. Talvez com a mudança de peças não esteja no melhor setup para a pista, mas estará sempre pronto para andar.

Outros fatores que levam ao sucesso do Mini-Z:

1 - As carrocerias são réplicas muito detalhadas, com pintura de excelente qualidade.
2 - O carro é pequeno e pode-se brincar em locais menores.
3 - O preço do carro RTR é baixo, embora seja um carro bem completo e praticamente pronto para competições.
4 - Para começar a andar basta colocar as baterias e começar a andar. Realmente Ready To Run."

Foi aberta ao público, neste feriado de 07 de setembro, a pista do ClubZ que está localizada junto a pista da CAAR, na rua Theodoro Makiolka, 2300 na Santa Cândida, em Curitiba. Segundo as palavras do Sandro Colasso, presidente do ClubZ, "é com grande prazer que o Club Z Curitiba está postando esse convite a todos, em especial aos amigos da CAAR, a conhecerem a mais nova pista de RC indoor 1/27, situada no mesmo endereço da CAAR ( Theodoro Makiolka 2300 ) o club estará aberto a partir do dia 07/09/2016 com encontros todas as segundas feiras das 18h ás 24h e feriados. Aguardamos a vista de todos....sejam bem vindos!!!!!!!"

Além dos Mini-Z, marca de propriedade da Kyosho e que domina o mercado, temos o surgimento dos B-Z, carros na mesma escala 1/27 mas com tecnologia superior aos Mini-Z pois são uma réplica reduzida de um 1/10 elétrico de competição, com chassis, uper-deck e torres de amortecedoes de fibra de carbono, tração nas quatro rodas por correias, motor brushless e bateria de lipo ao invés das pilhas AAA dos Mini-Z. São mais rápidos que os modelos da Kyosho e também exigem mais perícia do piloto.
Venham até a pista conhecer estes mini-bólidos.

FOTOS

 







  
                   Chassis de um B-Z                          Nanoracer, réplica do Mini-Z da Kyosho


   



   

Fotos da página do facebook.com/caar


Por: Marco Daher

Veja abaixo alguns LINKS Interessantes:











Por: Marco Daher

sábado, 3 de setembro de 2016

Roberto Oliveira é o vencedor da Copa Integração PR/SC 2016 - Categoria GT!


Num domingo de sol e até quente, foi realizada a etapa paranaense da Copa Integração PR/SC 2016 na pista da CAAR. Dezessete pilotos inscritos para disputar as três categorias: 1/10 EP, GP e 1/8 GT. Do ponto de vista da participação as categorias 1/10 GP e 1/8 GT foram um sucesso com oito pilotos disputando o título da etapa em cada uma delas. A EP decepcionou com apenas quatro pilotos inscritos, sendo que três deles também disputaram a GP e apenas o piloto Diogo Maia, de Joinville, disputou exclusivamente a EP.





1/8 GT

Oito pilotos formaram o grid da GT e pelo entusiamo dos próprios nos dá esperança de um renascimento da categoria que vinha penando com grids de quatro pilotos e nestas duas últimas corridas o grid foi expressivo com 12 pilotos na anterior e 8 nesta.

A tomada de tempo foi toda de Alexandre Hirata, o Japonês Voador, campeão paranaense e catarinense na 1/10 GP e que estreava na GT com seu IGT8 e que aparentava que levaria o troféu da etapa. Na segunda posição da tomada de tempo ficou Roberto Oliveira que sempre é rápido nas provas.

A pole do Alexandre Hirata com uma volta de 14,879, se não me engano, é recorde na pista da CAAR para a categoria.


1ª Bateria

Dos oito pilotos participantes apenas quatro estavam na disputa do título da Copa Integração, pois o requisito era a participação em ambas etapas. Eram eles o Roberto de Oliveira, Ângelo Strassburger, Helton Luís Casa e Marcos Silva. Nesta bateria o vencedor foi Ângelo Strassburger, piloto de Chapecó - SC e aspirante ao título, seguido de Roberto Oliveira. Helton não foi bem com seu carro muito instável e acabou em quarto lugar e Marcos Silva novamente com problemas terminou em sétimo. Alexandre Hirata não conseguiu largar com seu IGT8.



2ª Bateria

Para os quatro pilotos aspirantes ao título da Copa esta bateria seria decisiva. Já na primeira volta o Helton deu adeus ao título quando foi obrigado a abandonar por falta de bateria no seu rádio, talvez tenha esquecido o rádio ligado e a bateria acabou justo no início da prova.
Alexandre Hirata saiu do último lugar no grid e já na segunda volta ocupava a ponta seguido de Maurício Arruda Jr em sua segunda corrida na categoria, oriundo também da 1/10 GP. Pela forma como Hirata estava pilotando, com segurança, sem erros e muito rápido parecia que a fatura já estava liquidada mas eis que na volta 82, a menos de três minutos para o final, o diferencial traseiro do IGT8 "derreteu" e obrigando-o a abandonar. Maurício assumiu a ponta seguido de Roberto e Carlos Dalcol. Ângelo Strassburger, vencedor da primeira bateria, foi prejudicado por três apagões de seu carro, já na largada e na corrida e acabou em quinto lugar. Tivemos também a participação do Cláudio Gruber que foi bem na primeira bateria, terminando em terceiro, mas que com problemas no carro terminou esta bateria em sexto. Marcos Silva repetiu a sétima colocação da primeira bateria e só completou 43 voltas.


Com o término da segunda bateria o resultado da etapa do PR da Copa Integração foi o seguinte:


Como ficou a classificação da Copa Integração na 1/8 GT

Para o resultado final da Copa temos que considerar o resultado da etapa de SC:


Assim sendo o resultado final foi o seguinte:


O campeão da Copa Integração PR/SC 2016 na 1/8 GT foi Roberto Oliveira com Ângelo Strassburger em segundo e Helton Luís Casa em terceiro lugar. Parabéns aos pilotos participantes e aos vencedores da Copa.

1/10 GP

Na GP também tivemos a participação de oito pilotos e com a presença de dois pilotos de Santa Catarina, Renato Amaral e Renato Camargo.

Na tomada de tempo da GP é considerada a volta mais rápida que o piloto faça durante os 10 minutos de duração da classificatória. Neste critério o mais rápido foi Edson Lima, o Taxista Voador, com uma volta em 13,613, seguido de Otávio Langowski com 13,700 e Willian Capitelli com 13,731.


1ª Bateria GP

Willian Capitelli largou bem e assumiu a ponta e não largou mais até o final da bateria, parecia que estava pilotando a Mercedes do Nico Rosberg. Na perseguição estava Otávio Langowski mas que não conseguia acompanhar o ponteiro e na volta 23, quando parou para abastecer, acabou tomando uma volta do Willian. Edson Lima largou com uma volta de atraso em oitavo lugar e iniciou uma corrida de recuperação e na volta 20 já estava em terceiro, uma volta atras do Otávio e duas do líder. Mas se o Capitelli estava pilotando a Mercedes do Rosberg, o Edson estava pilotando a Mercedes do Lewis Hamilton e na volta 45, na parada para abastecimento do Otávio, assumiu a segunda colocação cruzando a linha de chegada a três voltas do Rosberg, digo Willian Capitelli. Dos oito carros apenas quatro conseguiram completar os 25 minutos da bateria, com Otávio Langowski em terceiro e Guilherme Melo em quarto lugar.


2ª Bateria GP

A segunda bateria não repetiu a primeira. Edson Lima assumiu a ponta logo nas primeiras voltas seguido de Willian Capitelli e André Franchi. Otávio Langowski com problemas no carro largou com oito voltas de atraso. O carro do André não resistiu e na volta 20 foi para o box e a terceira posição passou a ser disputada pelos pilotos Renato Camargo e Guilherme Melo. Nas voltas 36 e 37 foi a vez dos carros do Willian e Renato Camargo saírem da prova e Guilherme Melo assumiu a segunda posição. Desta vez quem pilotava a Mercedes do Lewis Hamilton foi o Otávio Langowski que terminou a bateria em terceiro lugar seguido de Renato Amaral, que largou com sete voltas de atraso, e André Franchi que retornou a pista na volta 42 e terminou em quinto lugar aos "trancos e barrancos".


Com a realização das duas baterias a etapa do PR da Copa Integração na categoria 1/10 GP ficou assim:


Como ficou a classificação da Copa Integração na 1/10 GP

Para o resultado final da Copa temos que considerar o resultado da etapa de SC:


Deste modo o resultado final da categoria 1/10 GP ficou assim:


Os critérios de desempate do regulamento estipula a maior quantidade de vitórias nas etapas, maior número de segundos lugares e assim por diante. Isso só considerando o resultado final de cada etapa e não os resultados das baterias das etapas. Como o Cichella foi o campeão da etapa catarinense e o Edson o quinto colocado acabaram empatados nos critérios de desempate também, pois o Edson ganhou a etapa paranaense e o Cichella foi o quinto colocado. Desta forma os campeões da Copa Integração 1/10 GP foram os pilotos Edson Lima e Márcio Cichella, em segundo lugar ficou Willian Capitelli e Renato Amaral em terceiro. Parabéns aos pilotos participantes e aos campeões.

1/10 EP

Apenas quatro pilotos disputaram a etapa mas três deles estavam disputando o título da Copa: Diogo Maia de Joinville-SC, Edson Lima e André Franchi, ambos de Curitiba. O estranho no ninho e que se revelou um osso duro de roer foi Otávio Langowski que fez a pole e ganhou todos os heats. Edson Lima ficou com o segundo lugar e Diogo Maia em terceiro. Os dois disputaram a segunda colocação em todos os heats, com vantagem para Edson Lima. Vejam os tempos da tomada e dos heats:

Tomada:


Como foram os heats:



Com a realização da etapa do PR, a Copa Integração na categoria 1/10 EP ficou assim:


Como ficou a classificação da Copa Integração na 1/10 EP

Para o resultado final da Copa temos que considerar o resultado da etapa de SC:


Deste modo o resultado final da categoria 1/10 EP ficou assim:


Computados os resultados das duas etapas o campeão da Copa Integração 1/10 EP foi o piloto Diogo Maia de Joinville - SC. Parabéns aos pilotos e ao campeão Diogo Maia.

Lembramos aos nossos leitores que só eram candidatos ao título da Copa Integração 2016, em todas as categorias, os pilotos que participaram das duas etapas.

A entrega dos troféus:

A etapa paranaense da Copa Integração foi um sucesso do ponto de vista da participação dos pilotos, principalmente da GT, que encheram o grid com seus carros. O ponto negativo foi a falha da diretoria da CAAR de não ter providenciado a tempo os troféus, o que empobreceu a cerimônia de premiação e frustrou os pilotos merecedores dos mesmos. A diretoria comprometeu-se a encaminhar os troféus aos pilotos ganhadores.

Parabéns, novamente, a todos os participantes e aguardamos por mais iniciativas como essa para congraçamento de praticantes do hobby.


FOTOS









                                
1 - Diogo Maia recebe o "troféu" pela terceira colocação na 1/10 EP
2 - Edson Lima recebe o "troféu" pela segunda colocação na 1/10 EP
3 - Otávio Langowski recebe o "troféu" de campeão da etapa da 1/10 EP

                               
1 - Maurício Arruda Jr recebe o "troféu" de terceiro colocado na GT
2 - Angelo Carlos Strassburger recebe o "troféu" pela segunda colocação na GT
3 - Roberto Oliveira recebe o "troféu" de campeão da etapa na 1/8 GT

                               
1- Guilherme Melo recebe o "troféu" pela terceira colocação na 1/10 GP
2 - Otávio Langowski recebe o "troféu" de segundo colocado na 1/10 GP
3 - Edson Lima recebe o "troféu" de campeão da etapa na 1/10 GP

Assistam ao vídeo da segunda bateria da GT gravado pelo piloto Helton Luis Casa:




Veja abaixo alguns LINKS Interessantes:










Por: Marco Daher