Pesquisar

sábado, 25 de maio de 2013

Como retirar o Álcool da Gasolina para Motores de Auto, Nauti e Aeromodelismo

01 - Em um recipiente(garrafa PET 2 litros, por exemplo) coloque partes iguais de GASOLINA PODIUM e ÁGUA, para este exemplo usaremos 500ml de GASOLINA PODIUM e 500ml de água. Você vai perceber que a água ficará na parte de baixo da garrafa e a gasolina não se mistura a àgua, ficando na parte de cima. 

02 - Faça uma marca com uma caneta na linha de divisão das duas substâncias. Isso é apenas para que você veja se está funcionando realmente. 

03 - Chaqualhe a garrafa para que os dois líquidos se misturem.

04 - Aguarde aproximadamente 20 minutos. Você irá verificar agora que a quantidade de gasolina diminuiu e a quantidade de Água aumentou. 

05 - Coloque uma mangueira até o fundo da garrafa, onde agora está o Álcool e a Água e sugue para retira-los, deixando na garrafa apenas a Gasolina PODIUM pura. 

Pronto, agora você vai ver como seu modelo vai ter um melhor desempenho.

Por: Marco Daher



A retirada do Álcool da Gasolina nada tem a ver com o aumento da octanagem, como algumas pessoas podem pensar. Os motores a GASOLINA fabricados no Japão, Europa e EUA são projetados para gasolinas puras, visto que nessas regiões não existe a mistura do etanol ao composto da gasolina e dessa forma as taxas de compressão são maiores e a temperatura de operação será diferente, em torno de 12° a mais, o que é muita coisa em motores desse porte. 



Com a nossa gasolina, com maior poder de explosão, a tendência é você ter um motor com maior dificuldade de regulagem e com sua vida útil diminuída. Essa é a razão da retirada do Álcool da gasolina. 


A título de curiosidade, você sabia que o álcool etílico (etanol) é usado como combustível veicular(o famoso biocombustível) e como produto de limpeza?
Já o álcool metílico (metanol) é extremamente tóxico, podendo causar sérios problemas mesmo quando ingerido em pequenas doses. Ele comumente é utilizado como solvente, anticongelante e, em alguns postos dos Estados Unidos como combustível, o mesmo álcool que é usado para fabricar os combustíveis de nossos automodelos, o NITROMETANO(álcool metílico, nitro e óleo lubrificante).

2 comentários:

  1. Será que na gasolina Pódium, por ela ter outros componentes, só é separado o álcool mesmo?! Pode resultar que eu fique, no final do processo, com uma gasolina comum sem álcool...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Orlando!!! Não, o Álcool só reage com a água, outros componentes não são separados por esse processo. Como vc deve saber, existe até óleo na mistura da gasolina além de aditivos de limpeza e reagentes explosivos. Fique tranquilo, o processo só foi passado em razão da experiência e uso da gasolina adquirida nesse processo. Abraço.

      Excluir