Pesquisar

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Como Medir a Temperatura do Motor NITRO


Os motores geralmente quebram em razão da alta temperatura, então como fazer a correta medição da temperatura nos motores NITRO?

A temperatura é medida apontando-se o termômetro para a vela de ignição. Mas por que a VELA? Porque é a leitura mais real que podemos obter, em razão de que estaremos medindo o local mais próximo da câmara de combustão e com menor dissipação do calor. A lateral do motor ou o cabeçote possuem aletas de refrigeração e são preparados para resfriar rapidamente o motor, transferindo o calor para o ambiente através dessas aletas de refrigeração, então, se estiver ventando ou se estiver um clima frio, a medição poderá ser alterada muito rapidamente, fazendo-se uma leitura errônea. 

Figura extraída do Manual da DURATRAX
A vela, por estar acima da espoleta, que podemos dizer que é a tampa da câmara de Combustão, e estar em contato direto com a explosão do combustível, faz dela o ponto ideal de leitura. 

Outra leitura que pode ocorrer diferença é a realizada no cilindro, pois essa já estará dissipada e a leitura irá falhar, mostrando uma temperatura abaixo da real e o seu motor poderá, nesta altura, já estar derretendo!!! 

Os manuais de termômetros também indicam como ponto de medição o orifício maior do cabeçote, onde se encontra a vela, assim como na figura acima, que foi extraída do manual da DURATRAX.

Emissividade

Emissividade é a capacidade do material de absorver e liberar energia ao ambiente na forma de calor. A emissividade deve ser próxima a do “Corpo Negro” que na física significa que o material tem emissão de calor perfeita, apresentando medida 1,0 ou se preferir, 100%.

A emissividade é sempre avaliada por um valor numérico. Diferentes tipos de materiais têm Diferentes valores de emissividade. 

A emissividade de um objeto Depende da sua condição de superfície, sendo qual o tipo de material, temperatura em condição ambiente e comprimento de onda da temperatura na medição. Ajustar a temperatura do infravermelho, Calibrando o Termômetro para compensar os valores de emissividade de diferentes objetos, é a chave para obter leituras de temperatura precisas.

Em geral, um objeto com calor perfeito, com características de dissipação que tem um valor de emissividade de 1,00 (pense nisso como dizendo 100%) - este é o Valor de emissividade máximo absoluto possível, então ele terá facilidade de transferir o seu calor ao ambiente. Assim, quanto maior a emissividade de um objeto, melhor o Termômetro FlashPoint será capaz de fazer uma Leitura sem quaisquer ajustes. Sendo menor a Emissividade dos objetos, mais imprecisas serão as leituras. A definição de emissividade pode ser necessária.

O valor absoluto de menor emissividade possível é 0,01. Em geral, é melhor não alterar as definições de Emissividade do Termômetro FlashPoint se você não estiver confortável em fazer isso. O valor de emissividade padrão de fábrica dos Termômetros FlashPoint é 0,95, exibido como "95E" que fornecerá medições de temperatura precisas para a maioria absoluta de Materiais. Muitos metais, especialmente aqueles com superfícies muito brilhantes ou lisas têm valores de emissividade que variam muito em valor. Por exemplo, a emissividade de metais brilhantes como o cobre pode ser extremamente baixa.

Se você mediu a temperatura usando um medidor de temperatura infravermelho, a leitura pode ser MUITO menor do que a Temperatura medida com um termômetro que faz contato físico com o cobre. Isto é porque o valor de emissividade do cobre é extremamente baixo,em 0,05. Ajustando a emissividade do Termômetro FlashPoint para um valor de materiais com muito baixa emissividade, esses valores podem ser desejáveis ​​para obter as medições de temperatura apenas para esses materiais específicos. Além disso, se a temperatura ambiente aquecida é significativamente mais quente que a temperatura dos materiais em medição, então, pode ser desejável alterar o valor de emissividade do Termômetro FlashPoint.

Os materiais mais comuns são:

1) Alumínio Polido (motores de modelos padrão ou RTR, não anodizados) = Emissividade em “21E”.
2) Alumínio Anodizado (para modelos com motor Profissional Anodizados) = Emissividade em “77E”.
3) Batery Packs e a maioria dos materiais = Deixe padrão “95E”. (INDICADO)

Com o seu termômetro regulado para emissividade 95E, não deixe seu motor passar de 120°C, que é a temperatura ideal de funcionamento, independente da região onde esteja.
Por: Marco Daher









Por: Marco Daher



_________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário