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quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Como Medir a Temperatura do Motor NITRO?


Os motores geralmente quebram em razão da alta temperatura, então como fazer a correta medição da temperatura nos motores NITRO?

A temperatura é medida apontando-se o termômetro para a vela de ignição. Mas por que a VELA? Porque é a leitura mais real que podemos obter, em razão de que estaremos medindo o local mais próximo da câmara de combustão e com menor dissipação do calor. A lateral do motor ou o cabeçote possuem aletas de refrigeração e são preparados para resfriar rapidamente o motor, transferindo o calor para o ambiente através dessas aletas de refrigeração, então, se estiver ventando ou se estiver um clima frio, a medição poderá ser alterada muito rapidamente, fazendo-se uma leitura errônea. 

Figura extraída do Manual da DURATRAX
A vela, por estar acima da espoleta, que podemos dizer que é a tampa da câmara de Combustão, e estar em contato direto com a explosão do combustível, faz dela o ponto ideal de leitura. 

Outra leitura que pode ocorrer diferença é a realizada no cilindro, pois essa já estará dissipada e a leitura irá falhar, mostrando uma temperatura abaixo da real e o seu motor poderá, nesta altura, já estar derretendo!!! 

Os manuais de termômetros também indicam como ponto de medição o orifício maior do cabeçote, onde se encontra a vela, assim como na figura acima, que foi extraída do manual da DURATRAX.

Emissividade

Emissividade é a capacidade do material de absorver e liberar energia ao ambiente na forma de calor. A emissividade deve ser próxima a do “Corpo Negro” que na física significa que o material tem emissão de calor perfeita, apresentando medida 1,0 ou se preferir, 100%.

A emissividade é sempre avaliada por um valor numérico. Diferentes tipos de materiais têm Diferentes valores de emissividade. 

A emissividade de um objeto Depende da sua condição de superfície, sendo qual o tipo de material, temperatura em condição ambiente e comprimento de onda da temperatura na medição. Ajustar a temperatura do infravermelho, Calibrando o Termômetro para compensar os valores de emissividade de diferentes objetos, é a chave para obter leituras de temperatura precisas.

Em geral, um objeto com calor perfeito, com características de dissipação que tem um valor de emissividade de 1,00 (pense nisso como dizendo 100%) - este é o Valor de emissividade máximo absoluto possível, então ele terá facilidade de transferir o seu calor ao ambiente. Assim, quanto maior a emissividade de um objeto, melhor o Termômetro FlashPoint será capaz de fazer uma Leitura sem quaisquer ajustes. Sendo menor a Emissividade dos objetos, mais imprecisas serão as leituras. A definição de emissividade pode ser necessária.

O valor absoluto de menor emissividade possível é 0,01. Em geral, é melhor não alterar as definições
de Emissividade do Termômetro FlashPoint se você não estiver confortável em fazer isso. O valor de emissividade padrão de fábrica dos Termômetros FlashPoint é 0,95, exibido como "95E" que fornecerá medições de temperatura precisas para a maioria absoluta de Materiais. Muitos metais, especialmente aqueles com superfícies muito brilhantes ou lisas têm valores de emissividade que variam muito em valor. Por exemplo, a emissividade de metais brilhantes como o cobre pode ser extremamente baixa.

Se você mediu a temperatura usando um medidor de temperatura infravermelho, a leitura pode ser MUITO menor do que a Temperatura medida com um termômetro que faz contato físico com o cobre. Isto é porque o valor de emissividade do cobre é extremamente baixo,em 0,05. Ajustando a emissividade do Termômetro FlashPoint para um valor de materiais com muito baixa emissividade, esses valores podem ser desejáveis ​​para obter as medições de temperatura apenas para esses materiais específicos. Além disso, se a temperatura ambiente aquecida é significativamente mais quente que a temperatura dos materiais em medição, então, pode ser desejável alterar o valor de emissividade do Termômetro FlashPoint.


Os materiais mais comuns são:

1) Alumínio Polido (motores de modelos padrão ou RTR, não anodizados) = Emissividade em “21E”.
2) Alumínio Anodizado (para modelos com motor Profissional Anodizados) = Emissividade em “77E”.
3) Batery Packs e a maioria dos materiais = Deixe padrão “95E”. (INDICADO)

Com o seu termômetro regulado para emissividade 95E, não deixe seu motor passar de 120°C, que é a temperatura ideal de funcionamento, independente da região onde esteja.




Por: Marco Daher
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domingo, 22 de janeiro de 2017

Recente Versão Lançada do Cobra GT 3.0 1/8 4wd Serpent OnRoad


Modelo escala 1/8 GT, baseado na plataforma Cobra, desenhado para alta performance em pistas OnRoad. Chassis de performance high-end fabricado em alumínio 7075-T6. Torres dos amortecedores fabricadas em fibra de carbono, embreagem mais precisa, caixa de câmbio aliviada com duas marchas automáticas, amortecedores em Duralumínio com molas de aço, Diferenciais com engrenagens planetárias, Para-choques em borracha. 


Não estão incluídos no kit: Motor, Bolha, Pneus e Eletrônicos.


Serpent Cobra GT 3.0 1/8 4wd                                                                        



O modelo Serpent Cobra GT 3.0 1/8 é o mais popular em corridas da categoria GT e seu desempenho é comprovado por grandes vitórias nos cenários mundiais dos Campeonatos. O modelo é altamente competitivo como foi comprovado com sua participação em competições nos Estados Unidos e Europa, principalmente, mas se mostrou versátil em toda parte do mundo.

O Cobra GT 3.0 é o mais recente estágio de desenvolvimento da plataforma Cobra GT, que está sendo estudado e trabalhado com sucesso há mais de 5 anos, com apenas pequenas alterações.

A seguir, apresentamos as principais atualizações para que este GT continue seu forte desempenho e famosa durabilidade. O Cobra GT é um esforço de design combinado pelos projetistas Billy Easton e Michael Salven, em cooperação com a equipe de pilotos da SERPENT nos EUA, Desoto e Morganti.

Principais recursos novos:


- Novo câmbio de 2 velocidade ultra leve XLi

- Novo montante central em alumínio
- Novos suportes de suspensão dianteiros e traseiros em alumínio
- Novos HUBs em alumínio em versão 6 graus
- Novas colunas em alumínio para facilitar a geometria traseira

- Novos amortecedores, dianteiros e traseiros, em alumínio

- Novas torres dos amortecedores em fibra de carbono de 4.5mm dianteiro e traseiro

Novos C-Hubs em alumínio na versão 6 graus - Os novos C-Hubs em alumínio são necessários para aproveitar ao máximo o novo ângulo dos "pivot pin" / eixos. Fabricados em alumínio 7075 T6 usinados em CNC, gravados a laser e anodizados em preto.


Explicando os novos recursos                                                                                                                 

Novo câmbio de 2 velocidades XLi Super Leve - A caixa de 2 velocidades XLi vem do Kit Viper 977-Evo e o seu desempenho e durabilidade estão muito bem comprovados, bem como a facilidade de configuração. A baixa inércia vai fazer você acelerar muito mais rápido.

Novo montante central em alumínio com base para os rolamentos manter o novo câmbio de 2 velocidades/eixo, bem como o sistema de freio duplo existente, muito bem fixados, segurando com eficiência todo o conjunto, evitando o problema de esquentar e derreter o montante fazendo com que os rolamentos se desloquem e assim o eixo, o câmbio e o sistema de freio se desloquem também causando um bom estrago o que ocorre em montantes em nylon.

Os novos suportes de suspensão traseiros e dianteiros em alumínio foram projetados para mudar o ângulo do "pivot pin", de modo que os eixos inferiores fiquem mais em linha reta, que se adaptem melhor às geometrias em corridas OnRoad.

Novos Tirantes de Fixação dos Amortecedores dianteiros e traseiros, fabricados em duralumínio usinados permitem um ângulo mais agressivo em pistas onroad direcionando os amortecedores para criar maior aderência geral e curvas mais previsíveis. Também as novas torres de fixação dos amortecedores feitas em fibra de carbono de 4,5 mm de espessura também acomodam os novos ângulos dos amortecedores, com uma escolha de 5 furos de ajustes para uma maior afinação da suspensão.

Características Gerais / Especificações                                                                                                 

Chassisplate

Chassis fabricado em alumínio de 3mm 7075 T6, com bolsões usinados para criar flexibilidade e tornar mais leve. Na dianteira um ângulo se faz necessário devido às regras das competições mundiais. Toda a furação é escareada para acomodar todos os parafusos sem frestas. Slots para instalar  a suspensão dianteira e traseira com montagem precisa. As laterais do Chassis foram inclinadas para aumentar a rigidez. Janelas abertas para acesso fácil ao volante do motor e caixa de câmbio. Logotipo Cobra GT gravado a laser.




Bumper (Pára-choques)

Conjunto de Pára-choques de espuma rígida e ampla. Suportes em nylon bastante resistentes.



Chassis Stiffiner.

Stiffners em composto de Nylon dianteiros e traseiros, para dar rigidez extra, mas ainda permite alguma flexibilidade conforme necessário.



Sistema de Freios à Disco Central.

Sistema de freio muito baixo e centralizado, colocando o centro de gravidade o mais baixo possível. Os discos são de fibra de vidro ventilados, combinado com pinças de aço mais grossas e que não se dobram sob pressão.

Caixa do Rádio

Radiobox fabricado em composto de nylon que oferece espaço suficiente para o servo de direção acondicionado na horizontal(deitado) e o servo de acelerador e de freio colocado verticalmente(em pé). São fornecidos espaçadores suficientes para a montagem correta dos servos. O receptor e a bateria podem ser colocados com segurança no compartimento maior. O transponder(AMB) pode ser montado na parte central, entre o servo e a Caixa do Rádio. Toda a montagem, incluindo as ligações podem ser retirados facilmente e com rapidez, de uma só vez, para a realização da limpeza ou fazer a manutenção.

Servo-Arms e Linkagens(articulações)

Os braços do servo têm uma conecção estriada para proporcionar o ajuste fino por marcas. As linkagens são firmes e sem folgas, funcionando de modo eficiente e possuem fácil acesso para alterar as configurações.

Suportes da Suspensão

Lindamente usinado em alumínio anodizado 7075 T6, com gravação a laser. Possui ajuste preciso no roll-center com encaixes de nylon e inserções com pivotballs. Os suportes de suspensão dianteiros do GT 3.0 tornam o pivô-pin e balança inferior mais horizontal, o que melhora a dirigibilidade.

Montagem da Direção

Blocos de direção em Composite combinados com C-hubs em alumínio e 6° de inclinação para proporcionar uma direcção precisa. Eixos de roda em aço com rolamentos de grandes dimensões 8x18x5 e 15x21x4 com cubos de roda em alumínio rosqueados de precisão com deslocamento do offset de até + 3mm. Porcas de roda flangeadas para garantir que você não perca a roda em uma corrida.

Suspensão Dianteira

Balança de suspensão inferior mais largos e duráveis, fabricados em Nylon Composite extremamente fortes. No lado inferior do chassis os parafusos especiais de downstops são montados. Os pinos de montagem do montante dos amortecedores protegidos com um pequeno parafuso de rosca sem fim.
Barra Estabilizadora Dianteira

O sistema de barra estabilizadora dianteira Ballraced, consiste em uma barra de aço de mola, que é guiado através da caixa do diferencial e vai até os adaptadores de aço localizados na balança. A Barra Estabilizadora é ligada à balança de suspensão inferior através de um CAP e um PivotBall pivotável de baixa resistência, para uma operação muito mais precisa.

Torre de Amortecedores e Montante da Bolha dianteiros / Apoio dos Amortecedores em Alumínio

Nova Torre de Amortecedores de 4,5 mm de espessura em carbono, com 5 furos de posicionamento superior para os amortecedores e 6 furos para ajuste do roll-center. Possui um pino central ajustável e 2 montantes de Bolha ajustáveis mais a frente, todos com flip-tops(frange de sustentação). Os apoios dos amortecedores em Alumínio usinado da dinateira, permitem um ãngulo mais OnRoad facilitando as curvas e com uma dirigibilidade mais previsível e criando muito mais aderência.

Sistema de Direção Angular / Servo-Saver

Os braços da suspensão são angulados para reduzir a diferença entre a disterção total e plano de direção. Portanto, você terá menos "bump steer"(angulação negativa da roda enquanto a suspensão funciona) e uma direção mais precisa.

Ackermann plates

Com o novo projeto do Braço do Volante ao alterar a Ackermann você não vai precisar ajustar seus tirantes da direção. Basta apenas ajustar os pontos finais no seu rádio...

Braços de suspensão traseira

Braços de suspensão inferior superdimensionado e duráveis fabricados em composto de Nylon bastante resistentes. No lado inferior os parafusos especiais "downstops" são montados. Os pinos de montagem inferiores dos amortecedores  são protegidos com um pequeno parafuso de rosca na parte inferior.

Montagem dos montantes traseiros

Novos montantes fabricados em alumínio anodizado preto e gravado a laser com 3 posições superiores de roll-center. Trilhos de aço fortes com rosca L / R e fortes juntas de esfera(Pivô Balls) para pré-definir a regulagem de cambagem. Eixos de roda de aço com rolamentos de grandes dimensões 8x16x5 e 13x19x4 com cubos de roda em alumínio com deslocamento +3, cobertas de borracha na parte traseira para proteger o sistema cvd e manter a lubrificação interna. Porcas de roda flangeadas para garantir que você não perca uma porca em uma corrida.

Barra estabilizadora

O sistema de barra estabilizadora dianteira ballraced, consiste em um fio de dobra de aço flexivel, que é guiado através das cavidades do Diferencial e funciona com adaptadores de aço ballraced. A barra estabilizadora é ligada ao braço de suspensão inferior, com um cap metálico threadball pivotável, para operação muito precisa e de baixa fricção.

Shocktower traseiro

Nova torre de amortecedores de 4,5mm de espessura, integrado na seção traseira para maior
rigidez, com 5 furos de posicionamento superiores para os amortecedores e 6 furos para posições de roll-center. As torres de alumínio na parte traseira permitem um ângulo mais onroad orientado do amortecedor criando maior aderência geral e curvas mais previsíveis.


Montante de bolha

Base de montantes de bolha traseira ajustável fabricada em nylon reforçado, com largura ampliada para sustentação da bolha distante o suficiente à parte traseira, para suportar melhor as bolhas da melhor maneira.

Amortecedores 16mm

Amortecedores revestidos em Hard Teflon com hastes de amortecedores de 4mm. Parafuso de alumínio anodizado preto gravados a laser "Serpent". Ajustadores de pré-carga com o-rings no interior. Os amortecedores usam membrana e anéis de vedação de grande diâmetro e buchas para criar um pacote superluxo e estanque. Os pistões de grande diâmetro são mantidos no lugar por uma porca na cabeça dos eixos dos amortecedores.
Molas de Amortecedores RCM

As molas de Amortecedores são fornecidas para a primeira montagem padrão. As molas são de topo e de fundo chatos e são verificadas individualmente para tensão e comprimento.


Caixas de Diferenciais


Diferenciais de engrenagem muito compactos com engrenagens sinterizadas de metal muito lisas, e pinos de aço. Caixa dos diferenciais com  selagem perfeita com junta especial e anéis de vedação. Muito leve e Resistente. 

CVD-Sets dianteiros e traseiros

Os eixos de transmissão dianteiros e traseiros estão sendo usados ​​com o sistema CVD. 
Peças de transmissão de aço de mola

Os eixos dianteiros e traseiros cardan de aço forte, conectam os diferenciais com a seção de caixa de câmbio.

Montante do motor

Mecanizado em alumínio 7075 T6  com aletas de refrigeração laterais.

Pipa ou Escapamento

O tubo sintonizador(pipa) é firmemente preso com uma mola cols no suporte de alumínio. Ajuda no movimento de frente para trás da pipa quando ocorre a flexibilização do chassi. Ajuda a evitar danos em suas juntas de exaustão.
SL8 XLi Caixa de câmbio de 2 velocidades

O Câmbio vem diretamente do Serpent 977-EVO 1/8 scale onroad car. Design muito leve e compacto. Sistema de sapatas centrífugas com mola, com pequena flange para o rolamento unidirecional(OneWay). Engrenagens resistentes ​​de 2 velocidades.

Caixa de embreagem de 2 velocidades

Carcaça de embreagem de aço super forte com rosca de precisão usinadas, com parafuso de duralumínio revestido com engrenagens de menor pitch.

Embreagem de 4 sapatas

Embreagem de carbono de 4 sapatas e conjunto com molas do tipo médio. Fácil de montar com volante de alumínio anodizado leve e resistente.

Tanque de combustível 150cc

Tanque de combustível composto de nyon com tampa de molas de pressão supersealing, filtro tipo clunk sinterizado de bronze e protetor de respingo. A lateral possui fendas para montar os guias de mangueiras fornecidos. O tanque é montado no chassi em postes compostos mais compridos com tampões de borracha integrados para permitir algum movimento e reduzir a formação de bolhas no combustível. O sistema de "clunk"(pescador) permitirá que o motor continue funcionando quando o carro estiver de cabeça para baixo.

Óleos e grachas

O óleo de amortecedores, óleo de diferencial e alguma graxa são fornecidos para atender a configuração padrão.

Manual e montagem

Manual online a cores e versão USB com passos de montagem fáceis de seguir, vistas explodidas para encomendas fáceis, uma folha de setup em branco.

Decalques

Decalques da Bolha preto e branco; Serpent genérica e Cobra GT.


Embalagem


As peças são embaladas de acordo com as etapas explicadas no manual.


Necessário para completar o carro

- Rádio e receptor

- Bateria rx

- Motor e sistema de tubos

- Filtro de ar

- Rodas e pneus

- Bolha e aerofólio

- Combustível



Por: Marco Daher



Veja abaixo alguns LINKS Interessantes:












Por: Marco Daher

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Cuidados com o TERMÔMETRO!

O TERMÔMETRO é uma ferramenta fundamental para ajudar a manter o seu motor sempre em bom funcionamento e com uma longevidade bem maior.


Ele, apesar dos inúmeros modelos disponíveis no mercado, possuem a mesma base de construção, um sensor infra-vermelho, placas de circuito, tela ou visor e bateria, tudo montado em um envólucro de plástico que pode ser de variados formatos.



O Termômetro é uma peça muito importante e igualmente sensível, podendo um descuido deixar que sua aferição seja alterada, mostrando uma leitura completamente errada da temperatura do seu motor, o que pode acarretar a quebra imediata.


Sujeiras como poeira, graxa e óleo podem prejudicar as leituras em ate 20 graus, por isso sempre verifique as condições de uso de seu termômetro. 

Você pode usar um pano limpo, pano para limpeza de óculos ou flanela de modo que não risque a lente.

Para sempre ter o seu Termômetro em perfeitas condições de uso, é bom evitar algumas coisas.

1 - Não deixe suja a lente do infra-vermelho, a sujeira pode alterar a medição em até 20°;

2 - Não molhe ou deixe cair combustível no Termômetro, o circuito impresso pode danificar;

3 - Não deixe o termômetro exposto ao sol, as altas temperaturas podem estragar os componentes eletrônicos.

Então, cuide bem do seu TERMÔMETRO para que ele possa cuidar bem do seu MOTOR!


Por: Marco Daher




https://dfbolhas.blogspot.com.br/2017/01/como-medir-temperatura-do-motor-glow.html
Por: Marco Daher



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Por: Marco Daher

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Dicas e Truques - Cozinhando o Nylon!

Como deixar mais resistentes as peças de Nylon?

Muitas das peças de plástico que compõem modelos RC, especialmente peças de suspensão, são feitas de nylon ou de um composto de plástico que inclui o nylon. O nylon é "Higroscópico", o que significa que ele absorve a umidade e pode perder também. Isso ocorre naturalmente com o nylon, ele irá absorver a umidade do ar lentamente mas também poderá perder essa umidade e secar ficando mais frágil. Quando o tempo estiver mais quente e seco, a perda de umidade é bem mais acelerada. Quanto maior a quantidade de água absorvida no Nylon, mais flexível e, portanto, mais resistente e durável ele se torna. A absorção natural da umidade ocorre ao longo dos meses, a menos que nós a aceleremos até o seu limite.
Peças de composto plástico feitas de nylon, ou aquelas com nylon na sua formulação (tais como as balanças de suspensão), podem se beneficiar de uma dica simples mas eficaz.
Essas peças plásticas que contêm nylon podem ser fervidas para garantir o máximo de teor de água e máxima durabilidade. Isso geralmente não é necessário para peças novas, mas há exceções. A alta pressão (mais de 7.000 psi) e de calor no processo de moldagem por injeção pode gerar estress dentro da peça e certas áreas esfriarem mais rapidamente do que outras. A fervura da peça alivia esse estress. 

Caso você esteja com o problema de quebra frequente dessas peças, ferver as suas próximas substituições antes da instalação no automodelo pode fazer a diferença.
A fervura pode beneficiar também aquele seu modelo bastante antigo, "Vintage" mesmo, que está escondido em alguma gaveta ou caixas na garagem ou em depósitos. Eles acabam que ficam com as peças bastante secas e quebradiças, e essa dica pode ajuda-lo a resgatar a resistência delas.
Veja como ferver as peças recuperando a flexibilidade: 
1. Panela de água para uma fervura rápida.  Selecione uma panelinha que seja grande o suficiente para submergir suas peças. Use uma peneira metálica para manter as peças longe do fundo da panela.
 


2. Coloque as peças na água fervente.  Use uma pequena peneira metálica para colocar as peças dentro da panela para evitar que os plásticos se assentem no fundo da panela, o que poderia leva-las a fusão derretendo alguma parte ou até mesmo deformando-as.
    
 
3. Deixe as peças ferverem durante 3 minutos.  
Defina um temporizador de 03 minutos no próprio celular para avisa-lo quando as peças estiverem prontas. Não deixe na fervura mais do que o tempo estipulado, pois ferve-las mais do que isso não vai torná-las mais fortes.
Uma vez que as peças tenham absorvido toda a água que podem absorver, o tempo extra na água fervente não fará diferença.

4. Retire as peças da panela e deixe esfriar. 
Resfriar, Secar, Reinstalar.
Deixe as peças esfriarem naturalmente para a temperatura ambiente por conta própria, não as coloque na geladeira ou freezer, ou sopre com um ventilador. Depois de resfriadas, as peças estarão prontas para instalação e uso.

ATENÇÃO AO TEMPO FRIO
Cuidado com o frio quando usar as peças recém fervidas.
Tenha cuidado! Se você planeja usar partes recentemente fervidas em condições de extremo frio, a resistência pode alterar pois a umidade dentro da balança poderá congelar, tornando a peça ainda mais frágil do que era antes de você fervê-la.
E SOBRE OUTROS PLÁSTICOS?
A fervura só irá beneficiar o Nylon e os compostos de Nylon, visto que este material, como falado anteriormente, é “HIGROSCÓPICO”.  Outros tipos de plásticos não serão afetados, ou poderão se deformar ou encolher - e isso não é bom que aconteça. 
Em caso de dúvida, ferva primeiro uma parte quebrada ou um pedaço da "árvore" (aquele esqueleto plástico que segura as peças novas).  Se o material não for afetado pela fervura ou se não ficar mais fraco, pode ir direto para a peça, e certamente irá deixar a peça mais flexível e menos propensa a quebras.